English Version Portugues
 
 
English Version Portugues
   
 
English Version Portugues

Deus quer usar pessoas comuns

(Ricardo Santana)

     "Então o anjo do SENHOR veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas”

Juízes 6:11

                 Vivemos num mundo em que o real valor da vida está em buscar se transformar em alguma coisa, possuir algum status, ter uma graduação, ou exercer algum dom extraordinário  para que finalmente Deus possa nos usar, é assim que a cada dia mais este mundo tem nos levado a viver e a buscar.

     Não desprezo a importância de se ter alvos, buscar estudar, se graduar, exercer dons, sejam eles quais forem, o que eu quero dizer é que Deus não está preocupado com isso, o que Ele busca são pessoas comuns, para que Ele possa usar, para cumprir um propósito.  Quando voltamos os nossos olhos para a vida de Gideão, o encontramos tendo uma vida bem comum, tão comum que quando Deus o chama para fazer algo especial ele não acredita que o próprio Rei do universo usaria uma pessoa tão simples e comum.

     Em Juízes 6:11-16 encontramos esta história e vemos aquilo que Deus busca numa pessoa para que Ele possa usá-la. O povo de Israel estava precisando de um general, de um militar, um estrategista que o libertasse, mas o Senhor da história busca pessoas, cujo coração se mantém puro e simples. Gideão se via como uma pessoa medrosa, incapaz, cheia de complexo de inferioridade, mas quando o Senhor olha para ele, o Senhor o chama de poderoso guerreiro, Ele ainda diz: “É na força que você tem que haverá uma grande vitória e derrotarás a todos como se fossem um só homem, isto vai acontecer porque Eu tenho visto o seu coração e estarei com você”, e o Senhor continua dizendo: “Eu tenho visto que em meio aos problemas você não para de trabalhar”.  

     Quando Deus chamou Gideão, ele  estava  improvisando para garantir alimento para sua família, nós o encontrando malhando trigo no lugar de prensar uvas. O lagar não era um lugar próprio para debulhar o trigo, mas era o que ele tinha naquele momento. Não esqueça,  Deus não vai usar pessoas desocupadas, pessoas que diante dos problemas ficam dando desculpas, murmuram, abandonam o trabalho, a esses  o Senhor não pode confiar a sua obra.

    Não é a quantidade de conhecimento que você acumulou neste mundo que te valida para ser usado por Deus. Embora Ele possa usar todas as coisas, o que te coloca neste lugar onde Deus pode contar com você é possuir um coração conhecido por Ele – “Deus não vê como o homem vê, Deus vê o coração...”, um coração puro e simples.

Não tenha vergonha por ser uma pessoa comum, são estes que Deus pode usar e realizar uma grande obra. E no final das contas todos saberão que só o Senhor poderia ter feito isto, porque  esta pessoa é comum demais.  

Confissão: Deus escolheu as coisas humildes do mundo e as desprezadas, e aquelas que não são para reduzir a nada as que são a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus.” I Co 1:28,29