English Version Portugues
 
 
English Version Portugues
   
 
English Version Portugues

Quem tem ouvidos, ouça
(Pr. Clay Peterson - twitter.com/clay_peterson)

    “Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se ira

Tiago 1:19b

          Você já tentou fazer um ‘cabeça dura’ mudar de idéia? Convencer uma pessoa obstinada é uma tarefa que exige elevada dose de paciência. O texto de hoje nos mostra que devemos ser prontos para ouvir. Isso não significa simplesmente usar o aparelho auditivo, como quem “escuta com um ouvido e deixa sair pelo outro.” Estar pronto para ouvir é valorizar e reter todos os bons conselhos (obviamente, nunca o conselho dos ímpios), sobretudo aqueles confirmados na Bíblia. Em Provérbios 19:20 o Senhor nos ensina: “Ouve o conselho e recebe a instrução para que sejas sábio nos teus dias por vir.”

     Para piorar a situação a pessoa teimosa, inflexível, pode desenvolver outra deficiência, falar demais. Quem não ouve ninguém normalmente reclama de todo mundo. Quem se considera sempre com a razão normalmente menospreza os outros e chega a se irar contra os que não concordam com suas opiniões. Não quero dizer que devamos desprezar nossas convicções como quem é levado por qualquer palavra que se diga. No entanto, muitas vezes na vida vamos precisar ser humildes para voltar atrás, mudar de opinião, rever as nossas crenças e aspirações. É nobre e sábio estar aberto e desarmado para ouvir. Quantos filhos que por não ouvirem os pais sofrem drásticas conseqüências? Quantos membros de igrejas rejeitam o ensino de seus pastores e se perdem nos atalhos da vida? Não é à toa que a palavra diz o que parece tão óbvio: Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz...

“Ouvir tua voz, as batidas do teu coração. Fala, Senhor, ensina-me a tua canção.”

Confissão: Que eu ouça os teus conselhos e jamais tenha um coração obstinado. Que a minha satisfação seja fazer a tua vontade e não a minha.